Amigos do Blog

Clique nos slides para ler os artigos mais procurados do Blog:

domingo, 13 de fevereiro de 2011

CONTRAMÃO




Na avenida da vida está difícil trafegar. O que era proibido ficou permitido, onde era stop virou siga, direção defensiva virou ofensiva, quem dava a preferência agora atropela, não dá pra entender. Perdemos o sentido, o rumo, o caminho. Andar direito ficou errado, quem é correto está ficando envergonhado. Dias desses num mercado reclamei do troco, estava errado, estava sobrando – a moça do caixa pegou o dinheiro que devolvi, mas o olho esbugalhado me perguntava de que planeta eu era. Quem estava comigo me repreendeu, me chamou de trouxa, onde se viu isto? Devolver dinheiro? Errou dançou: quem mandou?

Quem foi que trocou as placas? Quando decidiram que desonestidade é normal? Alguns dizem que se trata de uma inversão de valores. Mas parece pior. É uma crise de valores.  Não se sabe mais o que é certo. Nossos modelos são esquisitos, nossos heróis estão morrendo de overdose. No horário nobre os ídolos são pessoas sem escrúpulos que se deixam encarcerar numa casa, num zoológico humano a troco de dinheiro. Sadia convivência, um elimina o outro. Assistimos gostamos acostumamos e imitamos. Nossos representantes também são modelos, se alastram como tiririca no meio da plantação. Crescem fazendo palhaçada e colhem milhares de votos.  Os anti-heróis são os pais, os professores, os colegas caretas, bando de gente chata que só gosta do que é certo, do que faz bem, gentinha sem graça, não dá Ibope. Gente sem rumo, fora de moda, não sabem de nada!

Meio louco transitar neste meio, toda vez que ando no rumo certo me sinto contra a corrente, como se estivesse na contramão. Faz-me lembrar daquela história do louco no carro que ouve no rádio: “cuidado, motoristas, tem um louco dirigindo na contramão”. E o louco assustado olha o trânsito e diz: “um não, tá todo mundo na contramão.” Talvez seja uma atitude meio louca, meio piegas nestas avenidas, mas vou dar minhas trombadas e seguir as placas antigas...

3 comentários:

  1. Ola Edinho, como sempre é uma sabedoria ler seus artigos, uma bela reflexao sobre a realidade da sociedade q vivemos, trocou as placas e valores humanos, vencedor é aqueles q tem mto dinheiro e bens, sem questionar de onde vem, ja os honestos q trabalham só pra ter pao na mesa é envergonhado com o pouquinho que tem. Parabensss professor.

    ResponderExcluir
  2. Edinho e o pior....onde estão os sonhadores de um mundo melhor, onde estão aqueles que denunciavam...igual na ditadura;onde estão os questionadores disto tudo....estamos aceitando como verdade e nos silenciando. Ninguém faz nada.
    temos que levantar uma bandeira: queremos outra programação, queremos outras musicas, queremos pessoas que critiquem isso tudo...vamos nessa...eu topo

    ResponderExcluir
  3. Tani, eu também topo e, de certa forma, estamos fazendo um pouco disto. Estamos usando os meios que temos para anunciar, para denunciar. Eu sei que é pouco, precisamos fazer mais. É preciso inteligencia, criatividade e ousadia. conte comigo.

    ResponderExcluir

Diga abertamente o que você pensa...

Sobre o autor: