Amigos do Blog

Clique nos slides para ler os artigos mais procurados do Blog:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CUIDADO: ALGUÉM VAI LER!


Todo mundo que é alfabetizado sabe escrever, certo? Errado. Saber escrever é muito mais que juntar letras seguindo regras. Se expressar de forma escrita é uma arte e muitas vezes pode se tornar uma armadilha. Existe a função social da escrita, ou seja, escrevemos por ser necessário, para dar alguma informação, para registrar alguma coisa, enfim, alguém vai ler o que escrevemos. E é aí que entra a responsabilidade de quem escreve. Vou citar apenas um exemplo, pois o espaço que tenho nesta coluna é muito pequeno. As pessoas que escrevem placas, tabuletas, avisos públicos, quem as escolhe? Passam por algum treinamento? Precisam comprovar que sabem se expressar corretamente na linguagem escrita? Não! Qualquer um escreve. E assim acontecem algumas aberrações.
            Dia desses recebi um e-mail chamado “Avisos da Paróquia” que listava vários recados escritos, colados em portas de igrejas. Não estavam bem escritos, davam duplo sentido. Fiquei pensando naquelas beatas ou homens simples, cheios de boa vontade e vazios de bom senso. Tomei a liberdade de copiar apenas alguns para ilustrar:

“Na sexta-feira as sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.”

“Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam os seus maridos!”

“Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas. Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.”
“O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.”

“O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.”
“O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui a comida.”

            Quem escreveu pecou na redação, mas alcançará misericórdia, pois felizmente o Reino de Deus é dos simples e puros de coração!

6 comentários:

  1. Adoro isso.
    Graças a Deus somos católicos...ao invés de desencapetar....cruz credo...kkkk
    É Deus que vem ao nosso encontro na Eucaristia e faz a obra toda....qual capeta que fica....
    ô glória...
    um abraço .Ah! vc ja leu: 'semeador de idéias' Augusto Cury?...se não, leia. É mto bom.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Tani. E sobre o "Semeador de ideias" ainda não li. Lí os comentários que você fez no Face e fiquei com vontade de ler. Assim que conseguir um exemplar vou devorar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é preciso ter muito cuidado... Não sei se conseguiram passar a mensagem corretamente, porém com certeza me sinto bem melhor agora depois de ler...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. É, Luciano, talvez tenha sido melhor ter ficado assim, cumpriu uma função social da linguagem muito importante: fazer rir.

    ResponderExcluir
  5. Opa Edinho, outro post cheia de sabedoria, dá até medo de escrever aqui, afinal n sou bom em escrever e mto menos de entender regras portuguesa!

    É complicado distinguir o lobo misturado no meio dos puros e inocentes ovelhas, e entender o sentindo por tras do sentido real.

    Obs: vc podia montar um site/blog explicando regras portuguesa, gramatica ou arte de escrever ne! Algun site vc indica?

    ResponderExcluir
  6. Cara,obrigado pela visista e pelo comentário. Eu vou te dizer uma coisa: não decoro regras de gramática. E, como professor, posso te afirmar que não devemos decorar mesmo. O grande segredo de escrever é ler muito. Com o tempo começamos a nos expressar melhor de forma escrita e, quando lemos o que escrevemos percebemos logo algum erro mais "gritante". É como se uma luzinha vermelha acendesse cada vez que nosso texto estivesse sem sentido. Existem muitos sites e muito material bom com regras e manuais de redação. Mas insisto nas tres regras mais importantes: LER, LER e LER.

    ResponderExcluir

Diga abertamente o que você pensa...

Sobre o autor: