Amigos do Blog

Clique nos slides para ler os artigos mais procurados do Blog:

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Presidenta ou a Presidente?


Se perguntar para o Aurélio – o pai dos burros – ele vai dizer que as duas formas são corretas: a Presidente ou a Presidenta. E o Aurélio é o Buarque, não é pai dos burros, é pai do Chico, que se perguntado vai olhar verde pra cima e devolver: “O que será que será?”. Se perguntar para o Google – o pai dos burros virtuais – vai complicar, vai enrolar, vai aparecer de tudo e no meio talvez até a verdade. Na Argentina, perguntaram para Cristina Kirchner, quando candidata ainda e ela berrou: “— Presidenta! Comecem a se acostumar. Presidentaaa... e não presidente!” Normal, uma forma de grifar o feminino no mundo macho do poder.

O Presidente é masculino e singular. Já é plural, pois houve muitos. Singular é mesmo a Dilma – primeira do Brasil. Ela é única e subiu no mais alto degrau do poder. Então tenho que concordar em gênero, número e degrau: pode ser Presidenta. Mas cá entre nós, quem é que diz gerenta? E mesmo no exército, com todo medo e respeito, quem é que chama a  sargenta, a coronela e a generala? Não chama, e se chamar ninguém olha.  Dona Dilma vai presidir e isto ninguém duvida. Do que vai ser chamada não fará muita diferença. Só se presidir mal, aí brasileiro não perdoa, chama de um bocado de coisa.

Ando com medo desse mundo feminista. As moças estão arregaçando as saias e tomando tudo que é espaço. Hoje não precisa ser homem para ter algum poder; daqui a pouco vai ser proibido ser homem para mandar qualquer coisa. Deixo aqui meu desagravo: se um dia eu presidir qualquer coisa (nem que seja associação de bairro), não abro mão, quero ser chamado de Presidentoooooooooo.



3 comentários:

  1. #adoreii ... e ri altooo .. kkkk
    ..seu blogg vicieii..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gabriela, são leitoras assim como você que não me deixam desistir. Vou continuar postanto. Super Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Bom, muito bom.... Já que está na moda discutir e tratar dos gêneros. Se é para evidenciar um que evidencie os dois.. e bora ser presidentos kkkk

    ResponderExcluir

Diga abertamente o que você pensa...

Sobre o autor: