Amigos do Blog

Clique nos slides para ler os artigos mais procurados do Blog:

domingo, 13 de março de 2011

Terromoto no Japão: Verdades e Mentiras


Muitas coisas têm sido ditas sobre este terremoto,nem tudo é verdade.
          A tragédia que abalou o Japão (e o mundo)neste início de ano precisa ser bem entendida. Primeiro, não se trata de resposta da natureza à interferência humana. Não neste caso. O que houve foi um descolcamento de placas tectônicas, que ao se moverem liberam uma energia muito forte e faz acontecer o tremor. Como o tremor foi na costa, perto do mar, então o terremoto causa maremoto (que os japoneses chamam de tsunami).


          Então o homem não tem nada a ver com
isto? Na verdade ele não é o causador desta vez. Mas tem uma questão a ser analisada: a ocupação humana em áreas de risco. Todos os países e civilizações conhecem o mapa das placas tectônicas e sabem onde elas se encontram. 
          O grande paradoxo é que áreas tão atingidas (como o arquipélago nipônico) possuem uma superpopulação e áreas bem mais aprazíveis e seguras (como o interior da África, por exemplo) precisam ser mais desenvolvidas e modificadas pelo homem.


         Ou seja, a questão é política e humana. Ou seja depende sempre da vontade das nações e de uma visão macro do universo. Conhecendo nossa raça, este problema só será resolvido quando algumas áreas forem totalmente destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga abertamente o que você pensa...

Sobre o autor: