Para Roger Schank, especialista americano
crítico do modelo tradicional de educação, o verdadeiro aprendizado vem da
prática, não de teorias explicadas em sala de aula
Veja esta entrevista dada à Revista Exame:
As pessoas só aprendem com os
próprios erros. É o que pensa Roger Schank, especialista em ciência cognitiva
que coleciona polêmicas pregando contra a rigidez das escolas. Do ensino básico
à pós-graduação, o ex-professor das universidades Stanford e Yale considera as
aulas chatas demais.
Em visita ao Brasil, ele falou sobre o conceito de
“aprender fazendo” que aplica em cursos corporativos em empresas como a IBM e
em programas de pós-graduação de universidades como a americana Carnegie
Mellon.
1) EXAME - Como serão as escolas do
futuro?
Roger Schank - Espero que elas não existam, pelo menos na
forma atual. As escolas foram inventadas pelas religiões
e até hoje são iguais: uma pessoa fala e as outras ficam caladas, tentando
memorizar.
Não fazem ninguém pensar originalmente. A maior
parte do que ensinam é desnecessária. Álgebra? Ninguém usa. Mas cada criança
tem de fazer equação de segundo grau para passar na prova e, em seguida,
esquecer.
2) EXAME - Como deveria ser a
aprendizagem?
Roger Schank - A gente só aprende quando
pergunta. Uma criança de 2 anos questiona o tempo todo. Aprende a falar para
pedir comida, não porque tem aulas de gramática. Começa a andar sem ter aulas
de física. Cai, pede ajuda, mas persiste.
E, quando assimila, passa a andar
inconscientemente. Isso é aprender. Mecanismos inconscientes são aprimorados
quando você erra e tem de descobrir um jeito de consertar. A partir daí, passa
a fazer corretamente de forma natural.
3) EXAME - Como é sua abordagem de
“aprender fazendo”?
Roger Schank -Os alunos trabalham em espaços como bibliotecas e
demandam orientações sobre seus projetos a mentores disponíveis online. Parece
fácil, mas não é. Fazer com que os estudantes trabalhem duro e pensem em algo
que nunca viram antes é sempre uma tarefa dificílima. Nos cursos de
pós-graduação que preparo, não há leituras, aulas nem provas. Tudo o que
fazemos é produzir.
4) EXAME - Reduzir as escolas e as
universidades a um adestramento para o trabalho não é perigoso?
Roger Schank -As pessoas ouvem a expressão “treinamento para o
trabalho” e dizem que é algo terrível. Dizem que, sem uma formação nas áreas
humanas, não se poderá fazer uma reflexão intelectual sobre a vida. Mas estão
falando de 1% da população interessada nisso. E os outros 99%? Não precisamos
de mais intelectuais, estamos cheios deles.
5) EXAME - Qual é o papel das empresas na
educação?
Roger Schank -As empresas são o melhor lugar para fazer o que
proponho porque não têm as regras das escolas. Em vez de tentar prevenir erros,
os treinamentos devem estimular os funcionários com simulações. As pessoas
sofrem quando erram e refletem sobre como acertar. Ficam emocionalmente
envolvidas. Isso é importante para aprender.
6) EXAME - O senhor não vê sentido em
aulas teóricas?
Roger Schank -Não na quantidade em que são apresentadas hoje. Há
muita teoria nas aulas porque os professores pensam que se aprende ouvindo. Não
é assim. Muita teoria só dá sono.
7) EXAME - O Brasil discute como melhorar a
qualificação de sua mão de obra. O que o senhor recomenda?
Roger Schank -Tentaria ter as melhores escolas de ensino médio do
mundo. Isso seria revolucionário. Permitiria que os jovens realizassem seus
sonhos. Isso o Brasil poderia fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga abertamente o que você pensa...