Ler e escrever não é natural, precisa ser ensinado e treinado.
Ler e escrever em História é o desafio para meus alunos da Escola Monsenhor neste ano letivo de 2013. Começamos um trabalho muito interessante. Não deixe de ler tudo para entender.
Projeto: Escrevendo História
Professor: Edson de Moraes Poscidônio.
Público Alvo: 6º, 8º e 9º Anos da Escola Monsenhor
Justificativa:
Apliquei exercícios
diagnósticos nas turmas que trabalho este ano ( 6ºs, 8ºs e 9ºs anos do ensino
fundamental) e percebi que o mal desempenho destes alunos em História, em
grande parte, se deve às suas dificuldades de ler, interpretar e expressar-se
de forma escrita.
A falta de domínio destas competências causa algumas limitações:
entender o livro didático, interpretar corretamente questões de exercícios ou
provas, ler corretamente uma imagem, mapa, tabela ou gráfico de História e,
finalmente expressar seus conhecimentos de forma escrita nas provas ou
atividades em sala.
Em conversas na sala de aula e pelo meu interesse em Redes
Sociais, constatei que estes alunos gastam grande parte de seu tempo no contra
turno da escola, utilizando o Facebook, de maneira superficial, apenas
compartilhando imagens e mensagens de terceiros ou, pequenas conversas sem
muito conteúdo ou riqueza de vocabulário.
Objetivo
geral:
Incentivar a leitura e a escrita.
Objetivos
específicos:
Transformar
as atividades de História em afazeres prazerosos, diminuindo o estigma de
“obrigação-castigo”;
Apresentar
ao aluno todo o potencial das Redes Sociais, como ferramentas de aprendizagem,
compartilhamentos de textos, imagens, slides e vídeos
Promover
a interação aluno/colega/professor de forma produtiva nas Redes Sociais
Fortalecer
a função social da escrita e a necessidade da leitura.
Incentivar
a expressão escrita utilizando meios não virtuais, como o caderno de registro.
Promover
a leitura de imagens com a criação do “Museu Virtual”
Prazo de executação:
Durante
todo o ano letivo de 2013
Desenvolvimento:
a)
Identificar em cada turma de alunos, os que têm acesso a internet,
os que já utilizam as redes sociais e, providenciar meios para que os demais
também participem (internet da escola, trabalho em duplas e outras soluções)
b)
Criar um perfil do professor no Facebook e uma página nesta rede.
Postar os primeiros conteúdos de História nestes meios.
c)
Adicionar todos os alunos na mesma rede que o professor participa.
d)
Criar grupos de cada sala, para atividades específicas.
e)
Postar atividades extra-classe nestes meios, explicar em sala de
aula e corrigir as atividades on-line
f)
Criar um “Caderno de Registro” que é preparado com antecedência
pelo professor, com as instruções na primeira página. Em cada aula, este
caderno é entregue a um aluno que será o “secretário do dia”. Naquela aula,
este aluno anota em um rascunho tudo que achou de relevante. Em casa ele faz o
“Relatório de Registro” seguindo as orientações do professor. A próxima aula
sempre começa com a leitura do registro da aula anterior.
g)
Orientar os alunos sobre “Fontes Históricas” e pedir que eles
fotografem em casa ou qualquer ambiente extra-classe, fontes materiais
(objetos) fontes visuais (imagens, fotos), fontes escritas (documentos, leis) de tudo que
represente uma época passada. Pedir que filmem (em celular) entrevista com
pessoas antigas sobre histórias de outras épocas (fonte oral). Depois reunir
este material e criar uma página: “Museu Virtual Escola Monsenhor” e trabalhar
a leitura de imagens.
Fechamento ou culminância do Projeto:
Exposição na escola, que pode conter: algumas das fontes
históricas fotografadas pelos alunos, exibição de vídeos com as gravações dos
alunos, impressões de textos publicados pelos alunos na rede e outros materiais
que vierem a ser construídos durante o projeto.
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