Amigos do Blog

Clique nos slides para ler os artigos mais procurados do Blog:

segunda-feira, 21 de março de 2011

O delicioso hábito da leitura


     A Leitura é uma viagem por todos os lugares que um autor possa imaginar.



     Ler não pode ser uma obrigação. Nenhum professor vai criar hábito de leitura em seus alunos fazendo avaliações sobre uma obra literária que não combina com a faixa etária e a preferência de sua classe. Não conheço ninguém que tenha gostado logo “de cara” de Machado de Assis sem antes ter experimentado uma revista em quadrinhos ou um pequeno livro de aventuras.

     Ler é um prazer. E se não for, não adianta improvisar. Ninguém pode dizer ao outro: “você precisa gostar de ler”. Ou se gosta ou não se gosta. Mas pode ser cultivado desde a primeira infância. Todo pai que comprou livrinhos plastificados para a criança brincar no banho, que deixou livros e revistas esparramados no quarto dos filhos junto com outros brinquedos ou que leu para os pequeninos dormirem; sabe que plantaram a semente da leitura.

     Ler não é apenas decodificar os símbolos de nossa língua. Este tipo de leitura se faz mecanicamente, displicentemente e sem sentir o sabor. Saberes e sabores se encontram quando nos desligamos de tudo e entramos no universo criado pelo escritor.

3 comentários:

  1. Edinho vou precisar de senha etc... a tany vc tem mais contato cm ela,ela conseguiu fazer vc assistiu as aulas abaixou o programa?

    ResponderExcluir
  2. Realmente prof, como diz no texto, plantar semente nos pequeninos, todas açoes plantamos sementes e espera que futuramente cresça e vire floresta, esperando que os filhotes crescem lendo, estudando, fazendo algo de bom e ser uma boa pessoa. Abço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, tenho uma frase que criei para expor esse pensamento contido no seu texto.

    “O importante não é interpretar da nossa maneira o que se fala ou se lê, mas, sim, interpretar o que o autor quis dizer com as palavras escolhidas.
    O bom mestre apenas estimula e dá as pistas, e não as respostas prontas... apenas aponta o caminho e deixa que o discípulo trilhe sozinho...”

    Compartilhá-lo-ei!

    ResponderExcluir

Diga abertamente o que você pensa...

Sobre o autor: